25 abril 2008

Kantianus I

Transcendental: conceito moderno de tratamento ou técnica dentária, que ultrapasa os limites dos alvéolos dentários

08 abril 2008

Carpeaux, o Otto Maria



Um povo, que não tem quem lhe fale, perde o hábito de ouvir, com o descostume de ouvir, acaba perdendo o ouvido, e, porque já não ouve, se desaveza de falar, para, ao cabo, perder, também, a fala.
(Rui Barbosa)

É inconcebível a escassez de análises, críticas e biografias sobre o grande Otto Maria Carpeaux. Primeiro, que Fevereiro passado completaram 30 anos de sua morte e raros suplementos literários deram nota. Segundo, não fossem os dois volumes dos Ensaios Reunidos, organizados por Olavo de Carvalho (grato Olavo!), adentraríamos, creio, mais de 13 anos sem uma reedição ou publicação sobre Carpeaux - salvo raríssimas exceções.

É inconcebível que não se reedite uma História da Literatura Ocidental, ou uma Pequena Bibliografia Crítica da Literatura Brasileira, obras únicas, no gênero, na literatura nacional. Vem cá, o quê andam fazendo os editores de respeito deste país - se é que existem?? Para publicar Caçador de Pandorga e o diabo a quatro eles são os primeiros... Santa cultura brasileira! Não vou nem mencionar as editoras universitárias...

Só não é mais inconcebível porque podemos culpar os vermelhinhos de boicote.

Vergonhoso é ver que no Brasil a precariedade do presente é superior aos ensinamentos do passado. O maior intelectual brasileiro, vejam só, era austríaco.


#música: Sinfonia n.6, Pathetique, op.74 (Tchaikovsky)